segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Esperando o Natal -Biscoitos e cordão de croche


Eu adoro essa época do ano (apesar de nem sempre coisas boas acontecerem) Mas eu gosto do clima de festa, do sentimento de caridade, e do ar de fantasia...
Pra mim (que sou mãe) natal tem a ver com crianças, principalmente pela disposição que elas tem de acreditar que existem coisas mágicas, que nem tudo é só o que os olhos enxergam. 
Por isso, mesmo que nós não vamos passar o natal aqui em casa eu gosto de enfeitar um pouquinho a casa pra gente ir ficando no clima.
Botei na parede um cordão com estrelinhas e arvores que aprendi com o pap da Michelle  neste blog The Royal Sisters e os flocos de neve que aprendi a fazer e a endurecer com a Márcia do blog Croche.


E como as crianças estão de férias, temos que inventar atividades para eles não ficarem com tédio.
Fizemos juntos biscoitinhos com tema de natal.


 Ficaram bem gostosos!
Biscoitinhos amanteigados
200gr de manteiga em temperatura ambiente
1xícara(chá) de açúcar (eu usei açúcar mascavo)
1  e 1/2 xíxara (chá) de amido de milho (maisena)
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 caixinha de creme de leite ( eu troquei por um pouco menos de leite)

Modo de preparar
Em uma batedeira ( ou à mão mesmo com um fuê e muita força), bata a manteiga com o açúcar até formar um creme esbranquiçado. Acrescente o creme de leite. Misture manualmente a maisena e a farinha de trigo ( eu coloquei um pouco de essência de baunilha e raspas de limão que eu adoro).
Abra a massa em uma superfície polvilhada com farinha e use um cortador de biscoitos. ( eu deixei a massa descançar um pouquinho na geladeira porque aqui faz muito calor). Se você preferir leve a forma que você vai assar, pincele  uma gema nos biscoitos e coloque confeitos coloridos.
Asse em forno preaquecido, médio (180°C),  por mais ou menos 25 minutos ou até as bordas começarem a dourar.

Glacê:
clara de um ovo
200 gramas (+ou-) de açúcar de confeiteiro (eu usei impalpável)
(usei também suco de limão)

bata bem a clara em neve, junte o açúcar até que fique num ponto firme ( tome cuidado para que ao tingir o glace ou colocar o suco de limão não deixe o glace muito mole).



Um ótimo advento para todos vocês!

2 comentários:

  1. Oi, Juliana!
    Lindas estrelas e flocos de neve!
    Ah, mas esses biscoitos parecem deliciosos mesmo! E imagino que divertido foi fazê-los.
    Beijos,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana
    Adorei a postagem e que lindos enfeitando os biscoitos, amei!São prazeres que levamos na lembrança por toda vida!
    Obrigado pela citação de meu link,os enfeites estão uma gracinha e um grande beijo!
    Márcia

    ResponderExcluir

Olá adorarei ler os seus comentários.
abraços