quinta-feira, 21 de maio de 2009

Tecer

Olá, faz um tempinho que não mostro nada de novo aqui no blog. O que aconteceu é que eu derrubei a minha máquina fotográfica e a quebrei, enquanto não chega a minha nova não posso fotografar as coisinha que andei fazendo.
Nesse tempo nas minhas visitas, encontrei em uma postagem antiga no blog Tessituras da Rosa Freitas, um texto escrito por ela com o título Por que as mulheres tecem que eu gostaria de colocar aqui:

"Esta pergunta não me sai da cabeça. Desde que o Tessituras existiu pela primeira vez, nas páginas soltas de um caderno há muito tempo esquecido por mim. Por que as mulheres tecem?Tecer é como compor. É abrigar. É abraçar com fios, a quem se ama. É dispor de tempo para o outro (este tão precioso tempo). Tecer é herdar de nossos antepassados, naturalmente, o que houve de melhor em nós mesmas. A capacidade de amar.Tecer é celebrar nossos primeiros amores. Nossos primeiros filhos. Nossos primeiros netos. Nossos tão queridos enxovais, ritos de iniciação. Tecer é celebrar cada momento.Tecer é doar de si mesma a quem vai chegar. A quem chegou. A quem partiu, há muito tempo e ainda não voltou. Mas está em nós, em nossa mais íntima tessitura.Tecer é arrumar um vaso de flores e por baixo, colocar um paninho. Tecer é fazer uma trança no cabelo de uma menina e colocar uma flor. Tecer é bordar a fronha do travesseiro do seu filho. Tecer é agasalhar o seu neto. Tecer é amar e saber que ama."

Eu li este texto e o achei muito inspirador, ele tem muito a ver com aquela música que a Mercedes Sosa canta Como Pajaros En El Aire, que eu coloquei aqui no blog no dia das mães.
Acho também que tecer é um ato criativo, assim como cozinhar, cultivar uma planta, pintar, esculpir, etc. Esse ato criador nos aproxima de Deus por semelhança, transforma o cotidiano em magia trazendo a dimensão estética para a vida. A beleza não pode ser um pecado, um luxo. A beleza é singela, é carregada de sentidos e sentimentos, ela faz parte da vida.
Temos diversos motivos e motivações para tecer, para mim foi o poder de cura que esse trabalho me proporciona, ajudando no meu auto-cuidado das minhas emoções e do meu ser.
E você, por que você tece?

3 comentários:

  1. Oi amiga
    Adorei seu cachecol
    Me deu uma ótima ideia fazer com linha dupla
    Um ótimo restinho de semana e bom findi pra voces
    Super bjooooooo
    :)

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei o texto sobre tecer. Eu também acho que tecer é cuidar de quem se ama. É dar algo muito precioso, o nosso tempo, dedicação e pensamento para alguém. Esse texto também me lembra de Gandhi, que aprendeu a valorizar o tear como símbolo das tarefas simples mas essenciais para a nossa existência.

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com o texto. Ele também me fez lembrar de Gandhi, que aprendeu a valorizar o tear, como símbolo das tarefas simples mas essenciais para a nossa existência.

    ResponderExcluir

Olá adorarei ler os seus comentários.
abraços